Introdução
Por exemplo, empresas de e-commerce podem utilizar o Amazon Bedrock para implementar chatbots inteligentes que melhoram a experiência do cliente, fornecendo suporte 24/7 e recomendações personalizadas. No setor da saúde, a plataforma pode ser usada para analisar grandes volumes de dados médicos, auxiliando no diagnóstico precoce de doenças e na personalização de tratamentos. Além disso, no setor financeiro, a IA pode ajudar na detecção de fraudes, analisando padrões de comportamento e transações em tempo real.
A popularização da IA, impulsionada por plataformas como o Amazon Bedrock, está transformando a maneira como vivemos e trabalhamos, trazendo benefícios significativos e tornando a tecnologia acessível a uma gama ainda maior de usuários e empresas.
Integração da IA no nosso dia a dia
Recentemente a AWS lançou uma nova funcionalidade para o AWS ChatBot, permitindo que façamos a integração da ferramenta diretamente ao Bedrock. Agora conseguimos integrar os canais de comunicação tanto no Slack quanto no Microsoft Teams para realizar perguntas rapidamente para a nossa IA.
É uma forma interessante de podermos fazer o uso mais constante, não tendo a necessidade de contratar novas ferramentas nem expor nossos dados fora do nosso ambiente produtivo, visto que podemos trabalhar com o AWS diretamente em nossa conta. A integração pode ser feita em poucos passos e não possui custo adicional para ser utilizadas, muito embora, ainda exista o custo de usar os modelos de IA Generativa presentes no serviço.
Integrar o Amazon Bedrock diretamente ao Slack ou Teams acelera as tarefas operacionais, permitindo diagnósticos e insights em tempo real, aproveitando a análise avançada de dados sem a necessidade de alternar entre plataformas.
O que é o AWS ChatBot
O AWS Chatbot é um serviço que integra a AWS com plataformas de comunicação como Slack e Microsoft Teams, permitindo monitorar e interagir com recursos diretamente nesses ambientes. Ele pode ser usado para enviar alertas sobre o estado dos serviços AWS, eventos de segurança e alarmes de desempenho, facilitando a resposta rápida a incidentes.
Nós, profissionais de tecnologia, podemos usá-lo para executar comandos e obter insights sem sair da plataforma de comunicação, aumentando a eficiência e a colaboração. Através do serviço é possível automatizar fluxos de trabalho, melhorar a gestão das operações em nuvem e ter um monitoramento contínuo dos sistemas, mantendo uma interface familiar e um fluxo contínuo de trabalho.
Como fazer a integração
Abaixo vou descrever algumas etapas para que você consiga realizar a integração do seu ChatBot:
Crie um Canal no Slack:
Abra o Slack e crie um novo canal
Escolha um canal do tipo público (ou privado, se preferir)
Ative o AWS Chatbot:
Vá para a aba de Apps no Slack
Procure e ative o AWS Chatbot
Adicione o Chatbot no canal que você criou
Integre o AWS Chatbot ao Canal:
Acesse o console da AWS
Crie um Agent do Bedrock
- Após criar, gere um alias para ele através das configurações
- Ativação da integração:
- Como no meu caso nome do meu bot É ser, precisamos executar o comando abaixo para finalizar a integração
- @aws connector add sre arn:aws:bedrock:us-east-1:565110539630:agent/SYPU0OV7P4 MJ2XZDBZJJ
A sua configuração seria algo parecido com isso aqui:
Utilização
Com a configuração finalizada seguindo os passos descritos anteriormente, agora podemos acionar finalmente o nosso ChatBot. Para isso basta chamá-lo como @aws ask nome_do_seu_agent_bedrock PERGUNTA QUE VOCE QUER FAZER
Usei como por exemplo a seguinte pergunta: “O que é o Amazon Bedrock?”
Lembrando que a forma com que o agent vai responder depende como você fez as configurações de prompt. No meu caso, pedi para que ele agisse como um SRE e ajudasse a tirar dúvidas e apoiar em questões sobre operação em Cloud. Reforcei para sempre responder em português. O modelo que estou usando é o LLAMA3 70b.
Conclusão
Bom, agora vocês já sabem como funciona a integração e como podemos interagir com a IA em nossas principais ferramentas de comunicação empresarial. Use a criatividade para explorar a solução e também utilizar outras capacidades do Chatbot para expandir sua funcionalidade.
Até a próxima!