Como a aws funciona?

Infraestrutura Global

A infraestrutura global da AWS é composta por um enorme número de Data Centers distribuídos internacionalmente, conectados através de uma rede de fibra ótica de alta velocidade. A rede é totalmente redundante e paralela, conectada por meio de cabos transoceânicos nos oceanos Atlântico, Pacífico e índico, além dos mares Mediterrâneo, Vermelho e Sul da China.

O que são regiões?

As regiões são locais específicos distribuídos pelo mundo que possuem uma vasta gama de Data Centers espalhados em determinadas áreas geográficas. Temos regiões na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico.

 As regiões impactam diretamente no preço e na disponibilidade dos serviços. Não são todas as regiões que possuem todos os serviços disponíveis, normalmente eles são lançados de forma progressiva e sendo liberado aos poucos de forma global. Uma das regiões mais famosas é a us-east-1(Norte da Virgínia) que por muito tempo trazias mais cedo as novidades lançadas pela AWS. 

 

O que são Zonas de Disponibilidade?

As Zonas de Disponibilidade(AZs) são um conjunto de formadas por dois ou mais Data Centers espalhados dentro de uma determinada região. Atualmente no Brasil temos oficialmente a região de São Paulo, que é identificada como sa-east-1. Cada AZ leva ao final de seu nome uma letra em ordem alfabética como a, b,c, d, etc. Assim podemos identificar quantas AZs a região possui.

Ex: Na região de São Paulo temos a sa-east-1a,  sa-east-1b, sa-east-1c.

 

Esses Data Centers são conectados de forma redundante e possuem mais de 100km de distância um do outro, visando manter a máxima redundância e disponibilidade dos serviços caso ocorra algum problema em um deles.

 

O que são Edge locations?

Os Edge Locations(Pontos de Presença) são infraestruturas mais enxutas focadas em oferecer a menor latência possível para utilizar certos serviços . Um dos principais casos de uso é cache servido através do serviço CloudFront, por exemplo. O objetivo final é que o temos de acesso entre o seu usuário final e a aplicação seja o mais rápido possível.

O CloudFront atua como uma CDN, distribuindo conteúdos estáticos(HTML, CSS, etc) e dinâmicos(vídeo, músicas, etc). Com isso o conteúdo fica mais próximo do usuário final e faz com que o conteúdo seja acessível de uma forma consideravelmente mais rápida do que se o acesso fosse direto para o servidor.

O cache de rotas das aplicações também é um caso de uso comum do Amazon CloudFront.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *