Introdução
Começar a trabalhar com um provedor Cloud é sempre uma tarefa desafiadora e pode causar uma certa ansiedade em “tentar decorar” o máximo possível de conceitos e serviços disponíveis nas plataformas. Em pouco tempo nos deparamos com uma grande sopa de letrinhas que facilmente confunde a nossa mente, deixando o aprendizado um pouco mais devagar.
Pessoalmente, quando comecei a trabalhar com a AWS lá pelo final de 2018, tive uma grande dificuldade em conseguir memorizar os nomes de cada serviço(os principais para o meu contexto naquele momento) e o que eles faziam exatamente. Como eu vivia de certa forma uma “imersão” no assunto, com o tempo acabei aprendendo de forma orgânica. O contato constante com o assunto fará com que aos poucos você vá gravando o significado de cada serviço, sendo assim, foque na prática!
Mantenha o máximo de contato que você puder com o assunto pois assim ficará cada vez mais fácil e natural ir absorvendo o que cada serviço faz. Se você trabalha pouco, utilize vídeos do Youtube, artigos em blogs, podcasts e o FAQ da AWS para pouco a pouco ir conhecendo mais sobre o ecossistema.
Com o tempo, percebi que a AWS possui um ótimo serviço para iniciar os estudos sobre os fundamentos de Cloud e o ecossistema da AWS. Este serviço se chama Amazon LightSail e falaremos mais dele a seguir.
O que é o Amazon LightSail
O serviço é enquadrado como uma VPS(virtual private cloud), semelhante ao que vemos por aí em plataformoas como Hostgator, Hostinger, etc. A proposta principal é o uso ser o mais simples possível.
A simplicidade é entregue para nós usuários através de um painel simples para gestão de recursos e precificação fechada e previsível. O valor de cada recurso é pré-definido e você escolhe com base em “pacotess”. Esses templates funcionam de forma parecida com os tipos de intância do Amazon EC2, para quem já teve contato.
No LightSail esse pacote é mais completo, trazendo além da própria instância, uma quantidade específica de armazenamento e limite de transferência de dados, facilitando a previsibilidade de custo da nossa infra
O que podemos aprender com o serviço
O LightSail nos ajudará de forma simples a aprender os seguintes tópicos:
- Fundamentos de Cloud(Regiões, Zonas de Disponibilidade, precificação)
- Serviços de computação com um modelo IaaS(Infraestrutura como código)
- Gerenciamento de IPs públicos estáticos
- Gestão de discos virtuais
- Backups manuais e automatizados dos seus recursos
- Imagens de sistemas Windows, Linux e Apps(Nginx, WordPress, PrestaShop), para suas máquinas virtuais
- Uso de balanceadores de carga para distribuir os acessos recebidos no seu ambiente
- Como funciona um “Object Storage”, local de armazenamento semelhante ao Amazon S3(armazenamento de arquivos, binários e qualquer outro tipo de objeto único)
- Redes de distribuição de conteúdo(CDNs) para acelerar a entrega dos conteúdos da nossa aplicação(imagens, vídeos, etc)
- Bancos de dados gerenciados, usando o próprio serviço de bancos de dados(um RDS mais simplificado)
- Construção de arquiteturas em várias camadas(web, privada, dados)
- Execução de aplicações em Containers e armazenamento de suas imagens
- Gerenciamento de domínios(através de um Route53 simplificado)
- Automação de infraestrutura com CloudFormation(usando o LightSail como o serviço alvo)
- Integração com outros serviços da AWS de forma privada através de uma VPC(rede virtual)
- Tudo isso e até mais, a medida que novas funcionalidades vão sendo lançadas pela AWS
Conclusão
Apesar de ser uma serviço simples, com um pouco de curiosidade podemos aprender diversos conceitos importantes sobre nuvem e o próprio ecosistema da AWS de uma forma mais prática e com baixa complexidade, inclusive, para pessoas que não são técnicas.
É um serviço bem completo e com um pouco de criatividade podemos utilizar várias outras ferramentas em conjunto para expandir as capacidades do nosso sistema hospedado no LightSail.
Você já usa o LightSail? Me conte sua experiência nos comentários para que possamos ajudar os colegas a terem um processo de aprendizado mais simples e eficiente sobre o ecosistema AWS.
Próximos passos
Para quem deseja ter uma guia de referência para começar, o projeto AprendaAWS possui uma playlist gratuita no Youtube e vários outros vídeos com o objetivo de ajudar as pessoas a aprenderem assuntos relacionados a AWS de uma forma mais simples e prática.
[Youtube – Playlist](https://www.youtube.com/watch?v=RHrBGCUtZXs&list=PLvaf1hvde_ZW3fZW6hrC1nybej–yJgzO)