Como aprender AWS de um jeito mais simples?

Introdução

Começar a trabalhar com um provedor Cloud é sempre uma tarefa desafiadora e pode causar uma certa ansiedade em “tentar decorar” o máximo possível de conceitos e serviços disponíveis nas plataformas. Em pouco tempo nos deparamos com uma grande sopa de letrinhas que facilmente confunde a nossa mente, deixando o aprendizado um pouco mais devagar.

Pessoalmente, quando comecei a trabalhar com a AWS lá pelo final de 2018, tive uma grande dificuldade em conseguir memorizar os nomes de cada serviço(os principais para o meu contexto naquele momento) e o que eles faziam exatamente. Como eu vivia de certa forma uma “imersão” no assunto, com o tempo acabei aprendendo de forma orgânica. O contato constante com o assunto fará com que aos poucos você vá gravando o significado de cada serviço, sendo assim, foque na prática!

Mantenha o máximo de contato que você puder com o assunto pois assim ficará cada vez mais fácil e natural ir absorvendo o que cada serviço faz. Se você trabalha pouco, utilize vídeos do Youtube, artigos em blogs, podcasts e o FAQ da AWS para pouco a pouco ir conhecendo mais sobre o ecossistema.

Com o tempo, percebi que a AWS possui um ótimo serviço para iniciar os estudos sobre os fundamentos de Cloud e o ecossistema da AWS. Este serviço se chama Amazon LightSail e falaremos mais dele a seguir.

O que é o Amazon LightSail

O serviço é enquadrado como uma VPS(virtual private cloud), semelhante ao que vemos por aí em plataformoas como Hostgator, Hostinger, etc. A proposta principal é o uso ser o mais simples possível.

A simplicidade é entregue para nós usuários através de um painel simples para gestão de recursos e precificação fechada e previsível. O valor de cada recurso é pré-definido e você escolhe com base em “pacotess”. Esses templates funcionam de forma parecida com os tipos de intância do Amazon EC2, para quem já teve contato.

No LightSail esse pacote é mais completo, trazendo além da própria instância, uma quantidade específica de armazenamento e limite de transferência de dados, facilitando a previsibilidade de custo da nossa infra

O que podemos aprender com o serviço

O LightSail nos ajudará de forma simples a aprender os seguintes tópicos:

  1. Fundamentos de Cloud(Regiões, Zonas de Disponibilidade, precificação)
  2. Serviços de computação com um modelo IaaS(Infraestrutura como código)
  3. Gerenciamento de IPs públicos estáticos
  4. Gestão de discos virtuais
  5. Backups manuais e automatizados dos seus recursos
  6. Imagens de sistemas Windows, Linux e Apps(Nginx, WordPress, PrestaShop), para suas máquinas virtuais
  7. Uso de balanceadores de carga para distribuir os acessos recebidos no seu ambiente
  8. Como funciona um “Object Storage”, local de armazenamento semelhante ao Amazon S3(armazenamento de arquivos, binários e qualquer outro tipo de objeto único)
  9. Redes de distribuição de conteúdo(CDNs) para acelerar a entrega dos conteúdos da nossa aplicação(imagens, vídeos, etc)
  10. Bancos de dados gerenciados, usando o próprio serviço de bancos de dados(um RDS mais simplificado)
  11. Construção de arquiteturas em várias camadas(web, privada, dados)
  12. Execução de aplicações em Containers e armazenamento de suas imagens
  13. Gerenciamento de domínios(através de um Route53 simplificado)
  14. Automação de infraestrutura com CloudFormation(usando o LightSail como o serviço alvo)
  15. Integração com outros serviços da AWS de forma privada através de uma VPC(rede virtual)
  16. Tudo isso e até mais, a medida que novas funcionalidades vão sendo lançadas pela AWS

Conclusão

Apesar de ser uma serviço simples, com um pouco de curiosidade podemos aprender diversos conceitos importantes sobre nuvem e o próprio ecosistema da AWS de uma forma mais prática e com baixa complexidade, inclusive, para pessoas que não são técnicas.

É um serviço bem completo e com um pouco de criatividade podemos utilizar várias outras ferramentas em conjunto para expandir as capacidades do nosso sistema hospedado no LightSail.

Você já usa o LightSail? Me conte sua experiência nos comentários para que possamos ajudar os colegas a terem um processo de aprendizado mais simples e eficiente sobre o ecosistema AWS.

Próximos passos

Para quem deseja ter uma guia de referência para começar, o projeto AprendaAWS possui uma playlist gratuita no Youtube e vários outros vídeos com o objetivo de ajudar as pessoas a aprenderem assuntos relacionados a AWS de uma forma mais simples e prática.

[Youtube – Playlist](https://www.youtube.com/watch?v=RHrBGCUtZXs&list=PLvaf1hvde_ZW3fZW6hrC1nybej–yJgzO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *