Anos atrás, eu trabalhava na área de infraestrutura e suporte onpremise. Ao longo do tempo, fui percebendo que o trabalho que eu fazia me obrigava a trabalhar presencial para sempre.
Nesse meio tempo, até pensei em migrar para a área de DEV, já que eu me virava bem no Python. Assim teria a chance de trabalhar de casa, já que os códigos podem ser feitos de qualquer lugar, diferente de passar um cabo de rede ou instalar um servidor novo no Rack…
Me formei em Redes no Senac RJ, durante a faculdade comecei a acompanhar os meetups de Cloud que rolavam por lá. Procurei saber onde aqueles palestrantes trabalhavam e comecei a acompanhar a páginas das empresas pelo LinkedIn. Fui estudando os conteúdos de AWS para ir me preparando para uma eventual entrevista que pudesse aparecer.
Um belo dia navegando pelo LinkedIn, notei que haviam publicado uma vaga de estágio para área de Cloud em uma consultoria cujo um de seus sócios apresentava o meetup de AWS. Me candidatei para a vaga e consegui ser aprovado no processo. Assim finalmente migrarei de área e passei a focar 100% no ecossistema da AWS.
A partir daí, as coisas foram mudando. Fui evoluindo no assunto através de estudos constantes aliados a prática do trabalho. Em cerca de 8 meses mais ou menos tirei a minha primeira certificação, AWS Solutions Architect Associate. Na época a prova só existia em inglês e tiver que ir me virando da forma que dava. A empresa ofereceu como benefício um curso intensivo de três meses com um professor particular e desta forma consegui melhorar a minha leitura do inglês para poder fazer a prova sem problemas.
Sem dúvidas, ter feito a certificação mais a oportunidade de colocar os conceitos em prática todos os dias me ajudou a ganhar bastante experiência no ecossistema da AWS. E nada disso seria possível sem uma excelente plataformas de treinamento!
Estudei muito sobre Linux, Redes, AWS, automações e diversos outros segmentos/tecnologias. Com os treinamentos bem estruturados e organizados em formações pude ir me guiando e avançando em cada etapa da minha carreira. E foi graças a esse conteúdo que consegui ter o conhecimento necessário para passar por todas as etapas da entrevista de estágio durante aquele momento inicial.
Hoje em dia a Alura conta com mais de 1300 cursos, fora diversos outros conteúdos complementares para ajudar na formação. Hoje em dia temos alguns projetos práticos e até comunidade no Discord para que os alunos possam interagir e tirar suas dúvidas.
Se vc está na área de TI e quer continuar evoluindo de forma constante com conteúdos de qualidade, da uma olhada na Alura. Inclusive, já estão disponíveis duas formações para vc tirar suas primeiras certificações da AWS: Cloud Practitioner e Solutions Architect Associate.
Se vc está procurando uma forma de aprender AWS em português e estudar para sua primeira certificação, pode assinar sem medo!