Introdução
As práticas de DevOps foram criadas essencialmente com uma pegada de cultura. Elas são pautadas em forte colaboração, compartilhamento de conhecimento, automação e avaliação contínua desses processos.
A medida que o tempo foi passando, essa ideia de “DevOps” foi evoluindo. Hoje em dia, é comum encontrarmos vagas com o título DevOps Engineer, por exemplo. Outro termo que pode ser encontrado dentro deste ecossistema, é o chamado SRE. O Site Reliability Engineer(SRE) foi um termo cunhado pelo Google, visando dar nome ao que de fato seria o “verdadeiro cargo” que daria vida ao que representa na prática a ideia do que seria o “DevOps”.
No contexto do Google, os SREs eram Engenheiros de Software que aplicavam seus conhecimentos para alavancar atividades de operações(infraestrutura, monitoramento, etc) com processos de automação e criação de ferramentas para agilizar as demandas que iam surgindo.
Papel do SRE no Google
Além dessas atividades de automação e criação de ferramentas, a parte de sustentação da infra é muito importante neste papel. De acordo com o livro do Google sobre SRE, a pessoa que trabalha nesse papel deveria dividir metade do seu tempo criando softwares para resolver problemas em produção, enquanto a outra metade deveria ser investida em atividades que contribuam para que os sistemas sejam mais resilientes e tolerantes a falhas como um todo.
Mercado atual e habilidades de um sre/devops engineer
Seja qual for o seu perfil, eu diria que o mercado é grande o suficiente para lhe absorver. Entretanto, saiba que para os profissionais mais juniors a luta é sempre mais árdua já que o perfil de um profissional como esse exige um grande leque de conhecimentos gerais como: redes, cloud, automação de infra, segurança, programação, bancos de dados, etc.
Mas fiquem tranquilos, apesar dessa variedade de conhecimentos, não é necessário ter todos eles ao mesmo tempo para se candidatar para uma vaga. Você pode escolher dois ou três assuntos baseado no seu background e ir evoluindo com o tempo.
Apesar de ser um pouco difícil de encontrar vagas, eu mesmo já fui um DevOps Engineer JR. Na época, eu ainda não tinha muita experiência com automação de infra usando ferramentas de mercado como Terraform e Ansible. Naquele ponto, eu tinha um pouco de experiência com AWS e sabia me virar com CloudFormation, Shell Script e Python. Além disso, já possuía os conhecimentos de redes, docker e monitoramento de infra.
Com esses conhecimentos mais a prática do dia a dia fui evoluindo aos poucos e aprendendo cada vez mais sobre esse ecossistema. Se eu tivesse que eleger a dica mais importante eu diria tenha foco. Escolha alguns tópicos que você possui mais interesse e foque em aprender o máximo que puder.
Tentar abraçar o mundo e fazer tudo ao mesmo tempo certamente será um erro e dificultará o seu processo de conseguir a primeira oportunidade. Lembre-se sempre, o mais importante nesse momento é ter os conhecimentos mínimos para conseguir se candidatar para uma vaga e também, muita vontade de aprender.
Por fim, se o seu perfil é de infra ou de dev, comece com alguns desses assuntos:
- Fundamentos de Redes(mandatório)
- Um provedor Cloud como a AWS(mandatório)
- Como operar sistemas linux(mandatório)
- Fundamentos de segurança
- Aprender a se virar com uma linguagem de programação como Python
- Automação de infra(Ansible, Terraform, CloudFormation, Shell Script, etc)
- Ferramentas de monitoramento(CloudWatch, Prometheus, Grafana, Graylog, etc)
- Fundamentos de bancos de dados relacionais(MySQL, Postgre)
Sempre existirá muita coisa para ser aprendida, mas tenha calma e vá aos poucos sem abraçar o mundo. Comece com os conhecimentos mandatórios e mais alinhados com os seus gostos e experiência pessoais. Isso ajudará bastante a acelerar o seu conhecimento, refinando e melhorando aquilo que você já conhece.
Conclusão
Ao longo dos anos você aprenderá aos poucos cada etapa necessária para consolidar o seu conhecimento. Foque naquilo que faz mais sentido para você e aproveite as oportunidades.
No fim, cada empresa organiza seus times SRE/DevOps de formas diferentes. Em uma empresa talvez você precise focar mais em ferramentas e soluções de monitoramento. Em outras, na parte de automação de infra e até programação de ferramentas para agilizar a vida dos desenvolvedores.
Encontrar empresas que estão em um momento de evolução que case com o seu perfil contribuirá bastante com a conquista da primeira oportunidade nesse mundinho de DevOps.
Recomendo bastante a plataforma Alura com um ótimo local para você aprender tudo que precisa, com conteúdos de qualidade organizados em uma forma lógica que contribua para que você possa evoluir no seu tempo.